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O poder do engajamento para obter melhores resultados

“Reconhecer” e “recompensar” são ações que, para fins de análise neste artigo, olho como ferramentas. Elas são, na verdade, mecanismos para gerar uma reação responsável pelo sucesso do relacionamento com pessoas, de consumidores a colaboradores: o engajamento.

Beneficiar um consumidor por sua compra recorrente, ou reconhecer o bom desempenho de um colaborador são estratégias que tocam nas percepções de proximidade e pertencimento, responsáveis por estreitar os laços entre aquele que oferece o reconhecimento (empresa), e aquele que a recebe (consumidor final, distribuidor e até mesmo colaborador).

O que quero colocar aqui é que, por se tratarem de relacionamentos distintos, os mecanismos capazes de gerar engajamento para o consumidor ou para o time interno são também diferentes, porém fazem parte de um conceito geral de bom relacionamento, cada um com seu fim específico.

Quando falamos sobre programas de fidelidade, seus benefícios são focados em:

  • rápida e frequente percepção de recompensa;
  • comunicação próxima, assertiva e hipercustomizada,
  • demonstração de priorização e profundo entendimento das necessidades do consumidor.

Oferecer recompensas como cashback, pontos, acessos exclusivos e outros, engajam o consumidor na jornada de compra que ele tem com a marca e motivam o consumo recorrente e fiel.

Na mesma perspectiva, porém com outros mecanismos, programas de incentivo para colaboradores focam em:

  • transparência sobre o momento do negócio para promover sensação de pertencimento ao propósito empresarial;
  • reconhecimento individual e coletivo por metas atingíveis,
  • espaço para feedback e participação nas ações internas.

Com diferentes maneiras de reconhecer e recompensar, a minha reflexão gira em torno do conceito de “relacionamento”, que vem antes de qualquer estratégia em busca de melhores resultados empresariais.

Antes de tudo, entender de pessoas, permite explorar formas de se conectar com elas e fazer com que elas se sintam parte daquilo que a empresa propõe, seja do ponto de vista de consumo, ou do ponto de vista de desenvolvimento empresarial interno.

Autor: Raphael Melo

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